Conheça o Livro Manual do Aeromodelista...

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DICAS PARA QUEM PRETENDE COMPRAR UM AEROMODELO
Iniciação ao aeromodelismo a combustão e elétrico

Introdução:                                                                                                                                  cesninha.jpg (1798 bytes)

Aeromodelismo radiocontrolado é um esporte fascinante.
É emocionante pilotar aeromodelos que chegam até 300 ou 400 km/hora. É empolgante atravessar as nuvens com um aeromodelo (o transmissor chega a comandar o aeromodelo em uma distância de até 2 km). A sensação que se tem é de estar verdadeiramente voando, pois que o aeromodelo faz exatamente aquilo que se quer e que se manda ele fazer. Os comandos são os mesmos de um avião de verdade. No transmissor de 6 canais tem-se o controle do acelerador, leme (direção), profundor (para cima e para baixo), aelerons (movimento lateral), flaps (freio aerodinâmico para pouso) e trem de pouso (que são recolhidos após a decolagem e baixados para o pouso).



O aeromodelismo r/c é praticado por pessoas de todas as idades, de 8 a 88 anos. Há em torno de 300 pessoas praticando aeromodelismo em Porto Alegre. Quase todos se conhecem pelos nomes. Por isso aeromodelismo é um ótimo hobby para se conhecer pessoas e fazer novos amigos. Como existem encontros de aeromodelismo por todo Estado, volta e meia são organizadas caravanas para ida a esses festivais.  Na maior parte das cidades brasileiras de tamanho médio para cima é assim também. No Brasil são mais de 15.000 aeromodelistas praticantes. Diversas são as cidades de 50.000 habitantes com um grupo de algo próximo a uma dúzia de aeromodelistas que se reúnem todos finais de semana. Se a sua cidade tem esse número de habitantes e não possui um grupo de aeromodelistas é porque vc ainda não se tornou um. Logo que lhe virem pilotando um aeromodelo você estará formando o primeiro grupo de sua cidade. Essa é nossa experiência.

Preço:
Hobby Esportes quando vende um aeromodelo, ela não está vendendo um simples objeto mas todo um serviço de orientação, manutenção e instrução que acompanha o aeromodelo.
Nossos preços de aeromodelos completos estão entre os mais baratos no mercado. O nosso preço do aeromodelos trainer completo pronto para voar, tanto na modalidade glow (movido a combustão) como na modalidade elétrico,  é, efetivamente, o mais barato do mercado.
Se você quiser se iniciar bem no aeromodelismo r/c compre aquilo que é padrão para iniciação: rádio 4 canais de boa marca, motor 40 se glow ou na faixa de 100 watts se elétrico,  e aeromodelo leve e compatível com o motor. Motores menores, e por conseqüência aeromodelos menores, saem mais caro, porque o mercado deles é mais restrito. E lembre-se:  na Hobby Esportes quando você sai da loja começa o nosso trabalho de venda.
Se você não for de Porto Alegre, faça um contato conosco que lhe indicaremos o caminho para encontrar o grupo de aeromodelistas de sua cidade.

Motor, Rádio, Aeromodelo e Acessórios:
Para iniciar-se no aeromodelismo sugerimos a aquisição de um motor .20 ou .40 glow. Se for iniciar nos elétricos, um motor na faixa de 100 watts fica de bom tamanho.
Dentre os rádios,  é suficiente um rádio 4 canais,  FM ou sistema 2.4.
Quanto ao aeromodelo, o que importa principalmente é que o mesmo seja leve e compatível com o motor. Uma boa opção para aeromodelismo glow é nosso Hobby2000 . Há várias razões para você preferir um Hobby2000: (1) ele possui bastante sustentação, possibilitando assim o vôo lento; (2) ele é feito de madeira, o que permite vários consertos, coisa que não é suportada pelos aviões fabricados em fibra de vidro; (3) ele possui todas peças de reposição, o que não ocorre com os importados. Se vc parte uma asa de um Hobby2000 nós temos ela para você repor ; (4) damos toda a assessoria tanto para a construção do kit como para a montagem do modelo semi-pronto - ARF; (5) o aeromodelo conta com  diversas imagens e fotos explicativas na Net; (6) o Hobby2000 custa menos da metade do preço dos importados; (7) a asa é feita de nervuras de balsa (estrutural), o que lhe assegura mais robustez; (8) existem diversas outras razões, mas essas vc só vai conhecer quando estiver pilotando um H2000.
Se a sua opção for por um aeromodelo elétrico o importante é que o aeromodelo seja leve, possibilitando assim o vôo a baixa velocidade. O aeromodelo que recomendamos é ou o EletricTrainer ( www.hobbys.com.br/eletrictrainer.htm ) ou o Ugly Stick ( www.hobbys.com.br/ugly.htm ).  Por várias razões: (1) eles possuem bastante sustentação, possibilitando assim o vôo lento; (2) eles possuem todas peças de reposição; (3) damos toda a assessoria tanto para a construção do kit como para a instalação do motor, speed, bateria e rádio; (6) os aeromodelos tem diversas imagens e fotos explicativas disponíveis na Net; (7) custam menos da  metade do preço dos importados; (8) a razão de planeio e sustentação deles é praticamente imbatível.
Atenção: FUJA dos aeromodelos elétricos do tipo “brinquedo”, esses aeromodelinhos importados prontos para voar muito baratos, mas que acabam custando muito caros, pois diante da menor pancada eles não tem volta, nem no que diz respeito ao aeromodelo propriamente dito nem no que diz respeito a seus componentes eletrônicos que não possuem peças de reposição no mercado. Se for ingressar pela porta dos elétricos, adquira um conjunto do tipo "profissional", que é o que vendemos e o que a maioria das lojas especializada em modelismo vendem. E tenha também em mente. Aeromodelo com menos de 1 metro de envergadura (comprimento) de asa NÃO É treinador,  pois que, inevitavelmente tem pouca sustentação e é arisco.



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A imagem acima é um exemplo das disponíveis nesse site (colaboração do aeromodelista  José Hamilton Chaves).  
Temos recomendado os iniciantes a não adquirem seu primeiro aeromodelo com rádio, motor e acessórios já instalados. É necessário que o iniciante faça essas instalações para que depois tenha condições de fazer a manutenção do aeromodelo e o check up pré-vôo sem estar sempre dependendo de terceiros. Se é o próprio iniciante que faz essas instalações ele adquire todos os conhecimentos necessários para na sequência fazer a manutenção de seu aeromodelo. O iniciante também não precisa comprar todo equipamento de uma vez. Pode iniciar apenas pelo aeromodelo ou pelo aeromodelo e acessórios, deixando outras etapas a aquisição do motor e rádio.Sobre essa alternativa, que é muito boa, leia www.hobbys.com.br/iniciando.htm


Discriminando Componentes e Acessórios do Aeromodelo Trainer para Iniciação:

A combustão:


Motor .20 a .40
Montante
Vela
Hélice compatível
Spiner
Tanque de combustível
Mangueira de silicone
Rádio 4 canais c/4 servos
 Hobby2000
Trem de pouso
Par de rodas
Roda trazeira
Parafusos médios c/arruela
Pushroads
Links
Retentores de roda
2 Horns
Strips
Espuma base asa
Espuma do receptor
Total


Elétrico:


Motor 100 watts
Speed Control
Bateria
Rádio
Ugly Stick -
espagheti
conector
varetas de fibra
arames
adesivo perfilado
contra-montantes
horns
varetas redondas
elásticos asa


O aeromodelismo, ao contrário do que se imagina, não é um esporte caro. O investimento inicial, esse sim pode ser meio salgado, todavia, a manutenção é barata. Um vôo de 30 minutos consume apenas R$ 6,00 de combustível. No caso dos elétricos, não custa nada, pois a bateria é recarregável, A manutenção, consertos, reparos, regulagens, pode ser feita praticamente toda ela em casa. O aeromodelo, seu motor e rádio são capazes de durar dez anos. Depende dos cuidados e cautelas do desportista.  

Reduzindo os Custos:
Se o preço de um aeromodelo novo não é, no momento, acessível para você, há alternativas. O que importa é que o preço não o impeça de se tornar um aeromodelista.
Uma solução é ir comprando tudo aos poucos. Primeiro compre o aeromodelo e se possível, também a Relação de Acessórios. Depois compre o motor.  Por último compre um rádio.
Informativo:
Logo que você começar com a prática do aeromodelismo r/c faça seu cadastro aqui ou em nossa loja. Assim, você passará a receber gratuitamente em casa ou por email nosso informativo trimestral. Através dele você fica sabendo tudo que está acontecendo em termos de aeromodelismo brasileiro.
Se quiser receber notícias fresquinhas e promoções através de seu E-mail, opte por elas durante seu cadastramento.

Apronfunde um pouco mais os seus conhecimentos:
Aprofunde um pouco mais seus conhecimentos sobre o aeromodelismo glow clicando aqui e sobre o aeromodelismo elétrico clicando aqui.





DICAS PARA QUEM RECÉM COMPROU UM AEROMODELO

PARA SUA SEGURANÇA:
  • O combustível é tóxico. Não ingerir. Pode causar a morte.
  • Cuidado com o combustível nos olhos. Em contato com a córnea pode cegar.
  • Não fique nunca ao lado ou na frente da hélice
  • Atenção com aeromodelos voando no campo. Procure ficar embaixo de uma árvore.
  • Baterias de LiPo podem explodir, especialmente quando estão sendo carregadas (carregar longe de materiais inflamáveis)
Parabéns!!! Você adquiriu um aeromodelo radiocontrolado, montou, instalou motor, rádio e acessórios e agora vai voar!
Se tem instrutor de vôo, que vai lhe ensinar, ótimo. Se não tem, estude adquirir um cabo para simulador de aeromodelos disponível em nossa páginawww.hobbys.com.br/fms.htm Esse cabo vai conectar o seu rádio ao computador e a um simulador de vôo. É impressionante como ele é útil para aprender a pilotar um aeromodelo. Depois de simular bastante no computador e for aprender a pilotar sozinho siga os passos de nossa lição Aprendendo a pilotar sem instrutor. Método um dois três.
Seguem algumas dicas básicas sobre o equipamento que você adquiriu:

Carregando o Rádio:
As baterias do transmissor e do receptor devem receber a primeira carga. Ligue o carregador (certifique-se da voltagem da rede para não queimar o carregador) nas baterias e deixe carregar por 14 horas (as luzes vermelhas do carregador acenderão).
No dia anterior a que você for pilotar o aeromodelo, você deve deixar as baterias carregando por 14 horas. Mas lembre-se: nunca se deve dar meia-carga (porque as baterias possuem memória). Assim, antes de começar a carregar as 14 horas, deixe o rádio ligado (transmissor e receptor) até o marcador do transmissor entrar no vermelho. Quando ele entrar no vermelho é o momento de começar a carregar as 14 horas. Assim a carga será completa.
Mais um lembrete: quando for descarregar as baterias não deixe elas descarregarem totalmente (é só até entrar no vermelho), pois que isso pode implicar em inversão de polaridade.
Conserve o rádio em local seco e muito cuidado com quedas.  

Amaciando o Motor a Combustão:  
O local mais apropriado para amaciar o motor é instalado no aeromodelo (são menores as vibrações).
Três tanques é o suficiente para o amaciamento. Não que com esses três tanques o motor fique completamente amaciado (isso só ocorrerá lá pelo 15o. vôo). Mas três tanques são o suficiente em termos de amaciamento para que o quarto tanque seja gasto já em vôo.
O primeiro minuto de amaciamento deve ser com o motor bastante afogado (tão afogado a ponto de ser necessário manter a bateria ni starter na vela com vistas a evitar que o motor apague - em torno de 2 1/2 voltas no sentido anti-horário) e com a garganta do carburador toda aberta.
Após o primeiro minuto, gire a agulha da alta rotação no sentido horário (aproximadamente 1/2 volta) e tire a bateria ni starter. O motor deverá prosseguir trabalhando sem a bateria ni starter mas ainda o mais afogado possível e com a garganta toda aberta.
Nota: para afogar (= enriquecer a mistura = + combustível e - ar) gira-se a agulha da alta no sentido anti-horário. Para desafogar (= empobrecer a mistura = - combustível e + ar) gira-se a agulha da alta no sentido horário.
Observação: a agulha da lenta vem pré-regulada de fábrica. Não mexa nela. Você só poderá mexer nela mais tarde quando aprender a regular a lenta.
Deixe o motor gastar todo o tanque (sempre o máximo afogado antes de apagar).
Deixe o motor esfriar completamente e a seguir encha o tanque.
Toda primeira metade do segundo tanque o motor deverá rodar o máximo afogado (como no fim do primeiro tanque) sendo que 30 segundos com toda garganta do carburador aberta e 30 segundos 1/2 aberta, alternadamente.
Quando começar a segunda metade do primeiro tanque, abra toda a garganta do carburador, vá fechando a agulha da alta (girando no sentido horário) até o motor atingir o giro máximo. Atingindo o giro máximo, abra a agulha da alta 1/4 de volta (o motor ficará levemente afogado caindo um pouco do giro máximo). Gaste o restante do segundo tanque alternando 30 segundos com a garganta toda aberta e 30 segundos meio aberta.
Após o motor esfriar encha o tanque. Esse terceiro tanque será todo ele gasto da mesma forma que você vinha fazendo no final do segundo tanque.
Encha novamente o tanque e bom vôo. Lembre-se, até o décimo tanque - >1/5 de volta no sentido anti-horário além do ponto máximo de rotação (o motor trabalhará levemente afogado).

No caso de motor elétrico ele não precisa ser amaciado.  Mas poupe a bateria nos primeiros vôos. Não acelere demais o aeromodelo para que a bateria não esquente demais. É quando esquenta demais, que a bateria começa a perder sua vida útil.

Equipamento de Campo e Acessórios Reserva:
No caso de aeromodelismo elétrico, em vez de uma dessas caixas de madeira  (chamadas de caixa de campo) utilizadas em aeromodelismo a combustão, é mais interessante comprar uma dessas caixas plásticas utilizadas por pescadores. Possuem diversas divisórias e são vendidas em supermercados. Ali você poderá ter algumas pequenas ferramentas, como estilete, tesoura, fita isolante, lixa, chaves de venda e philips, colas silicone, cianocrilato, isopor e araldite, espaguetis, fios, baterias reserva, carregador.
Como acessórios reserva no aeromodelismo elétrico é interessante ter um total de duas ou até três baterias, algumas  hélices reserva, conectores. O carregador de bateria também é indispensável.
No aeromodelismo a combustão, o primeiro acessório a ser adquirido é a bateria ni starter. Ela é necessária para dar a partida ao motor. Se estiver meio duro, não se preocupe, todo mundo no campo tem a dita cuja e todos lhe emprestarão com prazer.
No caso do aeromodelismo a combustão, Motor + rádio + hobby2000 + Acessórios + bateria ni start é tudo que vc precisa para começar a pilotar. É o mínimo necessário, melhor dizendo. O Equipamento de Campo e Acessórios Reserva vc poderá ir adquirindo aos poucos.

Equipamento de Campo (combustão)
            bomba combustível manual ou elétrica
            1 chave de vela
            chaves fenda pequenas
            caixa de campo
            galão para o combustível
            1 metro de mangueira silicone
            starter torquemaster 90
            painel de controle
Acessórios Reserva (combustão)
            1 hélice 10 x 6 reserva
            1 vela OS reserva
            elásticos asa e trem reserva
            2 conjunto retentores servo res
            2 pares de links reserva
            1 par de horn reserva
            1 par de strips reserva
            1 par de rodas reserva
Não Adquirindo Acessórios:  
Se a essa altura do campeonato você tiver assustado, pois que anda sem dinheiro para essa parafernália toda, faça o seguinte: não compre nada! O seu aeromodelo com rádio e motor - e combustível - é o suficiente para você dar bons vôos nos fins de semana.
Para que caixa de campo se você pode usar uma bolsa? Para que bujão de combustível, bomba, bateria e carregador de bateria, se dá para usar uma garrafa plástica de coca-cola com um pedacinho de mangueira de silicone atravessando a tampa? Para que starter se dá para utilizar uma chave de fenda (não se aconselha a utilizar o dedo...). Para que alicate, chaves de fenda, hallen e de vela, bateria ni starter, se todo mundo tem isso no campo e qualquer pessoa empresta com prazer?
Isso tudo não é nenhuma bobagem! Para se ter uma idéia, um dos instrutores de vôo da Hobby, só foi adquirir a primeira bateria ni starter depois de um mês frequentando os campos. O bujão de combustível só depois de alguns meses. O starter só depois de um ano. A bateria para o starter só depois de dois anos de aeromodelismo (até então utilizava a bateria do carro). Até hoje não possui bomba elétrica!
Assim, o que se quer dizer é que os acessórios são acessórios mesmo. Não são imprescindíveis. Vai muito da pessoa. De seu jeito. Tem pessoas exigentes. Outras não. O que importa é que cada um aja de acordo com sua vontade e possibilidades.
Deve-se insistir: falta de dinheiro não é desculpa para não praticar-se o aeromodelismo.  E mais, a manutenção no aeromodelismo pode ser muito barata.

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